Voltar para notícias

Cardiologista alerta hipertensos e cardiopatas sobre a importância da vacinação contra a gripe

Publicado em: 15/04/2020 | Categoria: Notícias | Autor(es):

Os pacientes hipertensos e cardiopatas devem ficar atentos à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que neste ano começou mais cedo em todo o Brasil com o objetivo de reduzir o número de pessoas com gripe neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação do início da campanha de abril para março se deu porque a gripe pode levar ao agravamento do quadro respiratório dos infectados pelo novo coronavírus. E mais: uma pessoa vacinada, que venha a procurar atendimento médico com sintomas respiratórios, também terá o diagnóstico de influenza descartado, o que poderá facilitar a identificação e o tratamento precoces de um caso suspeito de Covid-19.

O médico cardiologista e diretor Administrativo do Hospital do Coração Anis Rassi, Alexandre Gabriel Rassi, observa que a hipertensão, cardiopatias e outras enfermidades crônicas deixam a pessoa mais vulnerável a complicações decorrentes de doenças, como a provocada pelo novo coronavírus.

Ter essas doenças crônicas controladas com o uso correto da medicação indicada pelo médico e se prevenir de outros problemas com vacinas, por exemplo, são medidas fundamentais para se ter uma boa saúde. Em caso de dúvida, diz o médico, o paciente deve entrar em contato com seu cardiologista.

Neste período de pandemia, o cardiologista Alexandre Gabriel Rassi alerta também ser essencial adotar as recomendações para a prevenção da Covid-19. Vale repetir algumas delas: higienizar bem as mãos com água e sabão; usar álcool em gel quando não for possível fazer essa lavagem frequente; evitar aglomerações; ao espirrar ou tossir, utilizar lenço descartável ou cobrir nariz e boca com o antebraço; se possível, ficar em casa e sempre manter os ambientes bem ventilados.

Ligamos para você