Você está em:

Serviços

Saiba tudo o que podemos fazer por você.

Aqui você encontra as informações necessárias sobre os nossos serviços, mas, caso ainda fique alguma dúvida, estamos à disposição para lhe atender. 

Cateterismo Cardíaco

Categoria: Hemodinâmica

O que é?

O Cateterismo Cardíaco é um procedimento realizado por médicos especializados, com o objetivo de diagnosticar várias doenças cardíacas. Através dele é possível avaliar a função do coração, visualizar as artérias coronárias (que fornecem oxigênio ao coração) e a presença de placas de gordura (estenose/obstrução), avaliar alterações no funcionamento das válvulas cardíacas e mesmo a presença de doenças congênitas. De maneira simplificada, um cateter fino e flexível é introduzido através de uma veia ou artéria periférica até o coração. 

 

Como é o procedimento?

O Cateterismo Cardíaco é realizado por médicos especializados (cardiologista intervencionista), auxiliados por enfermeiros e técnicos treinados, em uma sala (laboratório de hemodinâmica) com um aparelho especial de Raios-X, monitores de eletrocardiograma e de pressão. O exame se inicia com a anestesia local (semelhante à dos procedimentos odontológicos) quando o paciente sentirá uma dor leve e passageira. A seguir, seu médico irá puncionar uma artéria ou veia na perna (virilha) ou no punho, por onde será introduzido um tubo fino e flexível chamado cateter (menor do que 0,5 cm), sendo este guiado até o coração para que se possa analisar principalmente a função do coração e o estado das artérias coronárias.

 

Quais as precauções que devo tomar?

Atualmente o exame é de baixo risco, sendo que a maioria das complicações são consideradas leves: pequenos hematomas e sangramentos, reações nauseantes e arritmias cardíacas que podem ser prontamente revertidas pelo médico. As complicações maiores (infarto, derrame e óbito) são raras (0,1%) e geralmente acontecem em paciente com doença cardíaca já avançada.

O exame é realizado à base de contraste iodado, portanto, o paciente deverá informar se é alérgico ao iodo, para que as devidas precauções possam ser tomadas. Pacientes em uso de anticoagulantes (marevan, marcoumar, coumadin) também deverão informar a utilização destes ao seu médico, para que se possa suspender a medicação previamente ao exame.


O que ocorre após o exame?

Após o exame, que dura cerca de 20 minutos, o paciente será encaminhado ao seu quarto, quando fará um repouso de 1 a 4 horas, dependendo do tipo de exame e de seus achados. O paciente que realizar o exame pelo punho poderá ter alta duas horas após o final do procedimento, dependendo do resultado do exame. Quando for realizado pela perna, o paciente deverá permanecer em repouso por 2 a 4 horas, podendo ter alta também no mesmo dia.

 

Dr. Tannas Jatene

Médico Cardiologista do Hospital do Coração Anis Rassi

 

Saiba quais são os convênios atendidos e faça seu pré-agendamento aqui.

Ligamos para você