Você está em:

Serviços

Saiba tudo o que podemos fazer por você.

Aqui você encontra as informações necessárias sobre os nossos serviços, mas, caso ainda fique alguma dúvida, estamos à disposição para lhe atender. 

Estudo Eletrofisiológico

Categoria: Eletrofisiologia

O que é?

O Estudo Eletrofisiológico do coração (EEF) destina-se ao estudo pormenorizado das arritmias cardíacas, visando sua confirmação diagnóstica, assim como a elucidação de seus mecanismos e a localização dos circuitos arritmogênicos responsáveis por elas.

O que são arritmias cardíacas?

Arritmias cardíacas são todos os distúrbios elétricos do coração. Dividem-se em:

- Bradiarritmias: situações em que o coração bate mais lento, por dificuldade de formação do estimulo elétrico ou dificuldade de condução do impulso elétrico;

- Taquiarritmias: extrassístoles, que são batimentos anormais descompassados do coração, além das taquicardias, ou “disparos” abruptos do coração.

Como é feito?

Trata-se de cateterismo cardíaco realizado por meio de punção da veia femoral e, às vezes, da veia jugular interna direita, através das quais progridem-se cateteres eletrodos (2 a 4 unidades), com o propósito de captação de potenciais elétricos intracardíacos e estimulação cardíaca. Através desta estimulação cardíaca programada (contínua ou com extra-estímulos) induz-se taquiarritmias, suspeitadas clinicamente e ainda não demonstradas.

Por meio da aferição do tempo de recuperação sinusal e das medidas dos intervalos de condução intra-atrial, nodal e de Sistema His-Purkinje, caracteriza-se a presença de doença de nódulo sinusal e bloqueios atrioventriculares relevantes, contribuindo assim para a indicação precisa de implante de marcapasso cardíaco artificial definitivo. No caso de indução de taquicardias com circuitos mapeáveis, a ablação por cateter é feita em seguida ao estudo, com altíssimo índice de cura definitiva. Os casos de indução de taquicardia ventricular complexa ou não mapeável são geralmente indicados para cardioversor-desfibrilador implantável.

Saiba quais são os convênios atendidos e faça seu pré-agendamento aqui.

Ligamos para você