Você está em:

Serviços

Saiba tudo o que podemos fazer por você.

Aqui você encontra as informações necessárias sobre os nossos serviços, mas, caso ainda fique alguma dúvida, estamos à disposição para lhe atender. 

Reserva de Fluxo Fracionada (FFR)

Categoria: Exames

Reserva de Fluxo Fracionada (RFF ou FFR como é mais conhecida do inglês) é um método de avaliação fisiológica invasiva para auxiliar o cardiologista intervencionista no diagnóstico das lesões das coronárias. Por dentro do cateter, inserido pelo punho ou virilha, é inserido um pequeno cateter que através de medidas de pressão, antes e após as lesões coronárias, traz a informação se aquela lesão traz repercussão funcional ao paciente (causa dor ou isquemia) e, portanto, se precisa ou não ser tratada com angioplastia. Trata-se do método mais eficaz para avaliar a presença de isquemia relacionada a uma obstrução coronária. O procedimento e seus riscos são semelhantes aos do cateterismo cardíaco e angioplastia coronária.

 

Quais são as indicações?

O cardiologista intervencionista pode lançar mão desta útil ferramenta quando:

- Existir uma lesão moderada (40 a 70% de obstrução) e houver dúvidas quanto aos sintomas ou quanto aos exames funcionais não-invasivos (teste ergométrico, cintilografia, eco-stress ou ressonância cardíaca);

- Realizar angioplastia em paciente com múltiplas lesões coronárias;

- Houver lesão duvidosa no tronco da coronária esquerda;

- Houver dúvidas em lesões não-culpadas na ocasião de síndrome coronária aguda.

 

Dr. Tannas Jatene

Médico Cardiologista do Hospital do Coração Anis Rassi

Saiba quais são os convênios atendidos e faça seu pré-agendamento aqui.

Ligamos para você