Voltar para notícias

Impactos da atividade física na qualidade de vida

Publicado em: 22/01/2018 | Categoria: Artigos | Autor(es): Milton Cesar Ferlin de Moura

Diante de um mundo globalizado em que a percepção do tempo está totalmente acelerada, como podemos priorizar a qualidade de vida? Acelerar as atividades e aumentar a agilidade na resolução dos problemas, fato esse possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia, traz stress e perda da qualidade de vida. Enfrentamos uma busca desenfreada por qual motivo? Busca-se o ter em detrimento do ser. Porém, negligenciamos algo que deveria ser prioritário: a saúde e a qualidade de vida. Dessa forma, surgem os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardio e cerebrovasculares que poderiam ser evitadas.

Dados recentes da área da neurociência permitem uma compreensão melhor do funcionamento cerebral, bem como os avanços na área da cardiologia permitem uma melhor compreensão do coração. Um dado que surpreende a todos nós envolvidos no tratamento de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares é que 95% dessas doenças têm sua origem no estilo de vida. Os hábitos de vida saudáveis poderiam evitar o surgimento de muitas doenças. Dentro desses hábitos saudáveis, a escolha por fazer uma atividade física (mínimo 30 minutos e 3 vezes na semana) seria o suficiente para trazer um funcionamento mais harmonioso do coração e cérebro. Temos tempo para isso?

Como priorizar o tempo? Como administrar a gestão do tempo? O que é importante para você hoje? A sua qualidade de vida ou a busca desenfreada por alguma coisa?

Quando um infarto ou acidente vascular cerebral acomete a vida de uma pessoa, as consequências para o paciente e a família são trágicas. O pior é pensar que isso poderia ser evitado. Mas, infelizmente, as pessoas pensam em mudar seu estilo de vida apenas após o surgimento de uma dessas doenças. Por que então não escolher fazer isso antes? Sair do sedentarismo agora. Vencer a inércia e começar a movimentar-se. Evitar que a obesidade, a hipertensão arterial, o stress e o sedentarismo entrem em sua vida de forma devastadora. A sua vida é feita de escolhas, por isso escolha ter hábitos saudáveis. Priorize a sua qualidade de vida.

O ideal é ter a informação e fazer com que ela se transforme em conhecimento, e que este permita uma mudança de comportamento. O impacto da falta de atividade física na qualidade de vida é muito alto. Dentro dessas mudanças de hábitos que poderiam evitar o surgimento de 95% das doenças, o sedentarismo é a que causa um maior impacto na diminuição desse índice. Movimente-se. Tenha uma vida com qualidade.

Procure sempre o seu cardiologista antes de realizar qualquer atividade física. Toda atividade física deve ser supervisionada.

Artigo Referência: Impactos da atividade física na qualidade de vida

Autor: Milton César Ferlin Moura

Ligamos para você